Mahzor Vitry

O Mahzor Vitry é um dos mais antigos livros de orações judaicos conhecidos. Foi compilado no XI th  século por Simcha ben Samuel de Vitry (provavelmente Vitry-en-Perthois ), um estudante de Rashi . Além do texto das orações, ele também inclui muitas regras e decisões relativas às práticas religiosas, bem como responsa de Rashi e outros sábios da época medieval. Ainda temos manuscritos muito antigos hoje.

Esta obra logo se torna uma obra de referência. Ela é citado a partir do XII th  século particularmente por Rabbeinu Tam ou Isaac, o Velho , o neto de Simcha.

Mais de vinte cópias foram preservadas. As datas mais antigas recensão de meados XII th  século (manuscrito n o 535 da coleção Sassoon / Kalgsbald).

Um dos manuscritos mais antigos, conhecido como manuscrito Reggio, que inclui orações diárias (e leis), a oração da noite, a ordem das orações do Shabat , orações de Hanukkah e Purim , a Hagadá de Pessach , traduções em aramaico dos textos do sétimo dia da Páscoa e das leis de Shavuot ... Inclui também piyyoutim (poemas litúrgicos), as regras do Shabat , eruv , casamento e o shehita . Existem muitos acréscimos ao Mahzor. Assim, um manuscrito contém um comentário sobre a Hagadá de Pessach e outra revisão de Pirkei Avot .

Referências

  1. O Mahzor Vitry  "
  2. Jules Danan , "A liturgia no tempo de Rashi" , em Héritages de Rashi , Éditions de l'Éclat ( ISBN  978-2841621286 ) , p.  239
  3. Denis Lévy Willard , O Livro na Sociedade Judaica Medieval no Norte da França , Paris, Éditions du Cerf ,, 208  p. ( ISBN  978-2-204-08520-5 ) , p.  20

Origens

Artigos relacionados

links externos

  • Machzor Vitry em Akadem com uma imagem de um manuscrito do XII th  século