Paris-Tours 2012

Paris-Tours 2012
Em geral
Corrida
106 º Paris-Tours
Concorrência
Datado
Distância
235,5  km
País (s) cruzado (s)
Lugar de partida
Ponto de chegada
Corredores na largada
191
Corredores na chegada
147
Velocidade média
48,629  km / h
Resultados
Vencedora
Segundo
Terceiro

A 106 ª  edição da corrida de ciclismo Paris-Tours foi realizada. O italiano Marco Marcato ( Vacansoleil-DCM ) ganhou em sprint a três, à frente do belga Laurens De Vreese ( Topsport Vlaanderen-Mercator ) e do holandês Niki Terpstra ( Omega Pharma-Quick Step ). O recorde de velocidade para o evento foi assim quebrado .

O evento faz parte do 2012 UCI Europe Tour na categoria 1.HC .

Apresentação

Rota

Pelo quarto ano consecutivo, Paris-Tours parte do departamento de Eure-et-Loir , de Châteauneuf-en-Thymerais , cerca de vinte quilômetros a noroeste de Chartres . A final é animada por três escaladas: a costa de Crochu, a costa de Beau Soleil e a costa de Épan . A corrida termina sempre na Avenue de Grammont, com 800 metros de extensão, 140 a mais que no ano anterior .

Participantes

Times

1.HC classificado no UCI Europe Tour , Paris-Tours está, portanto, aberto ao UCI ProTeam até um limite de 70% das equipes participantes, as equipes continentais profissionais , as equipes continentais francesas e uma equipe nacional francesa.

O organizador Amaury Sport Organization comunicou a lista de equipes convidadas no. 25 equipes participam deste Paris-Tours: 14 ProTeams , 9 equipes continentais profissionais e 2 equipes continentais  :

UCI Pro Teams
Nome do time País Codificado
AG2R La Mondiale Bandeira da frança França ALM
BMC Racing Bandeira dos Estados Unidos Estados Unidos BMC
Euskaltel-Euskadi Bandeira da espanha Espanha EUS
FDJ-BigMat Bandeira da frança França FDJ
Garmin-Sharp Bandeira dos Estados Unidos Estados Unidos GRS
Katusha Bandeira da rússia Rússia KAT
Lotto-Belisol Bandeira da bélgica Bélgica LTB
Omega Pharma-Quick Step Bandeira da bélgica Bélgica OPQ
Orica-GreenEDGE Bandeira da austrália Austrália EMB
Rabobank Bandeira da Holanda Países Baixos RAB
RadioShack-Nissan Bandeira de luxemburgo Luxemburgo RNT
Saxo Bank-Tinkoff Bank Bandeira da Dinamarca Dinamarca STB
Céu Bandeira: Reino Unido Reino Unido CÉU
Vacansoleil-DCM Bandeira da Holanda Países Baixos VCD
Times continentais profissionais
Nome do time País Codificado
Accent Jobs-Willems Veranda's Bandeira da bélgica Bélgica ACC
Argos-Shimano Bandeira da Holanda Países Baixos ARG
Brittany-Schuller Bandeira da frança França BSC
Cofidis Bandeira da frança França COF
Europcar Bandeira da frança França EUC
Landbouwkrediet-Euphony Bandeira da bélgica Bélgica LAN
Saur-Sojasun Bandeira da frança França UAA
Topsport Vlaanderen-Mercator Bandeira da bélgica Bélgica TSV
Tipo 1-Sanofi Bandeira dos Estados Unidos Estados Unidos TT1
Times continentais
Nome do time País Codificado
Auber 93 Bandeira da frança França AUB
The Apple Marseille Bandeira da frança França LPM

Favoritos

O atual campeão Greg Van Avermaet ( BMC Racing ), junto com seu companheiro de equipe Alessandro Ballan , forma uma “equipe ofensiva” de acordo com seu diretor esportivo Rik Verbrugghe . Os principais velocistas presentes são Geraint Thomas ( Sky ), Gerald Ciolek ( Omega Pharma-Quick Step ), Alexander Kristoff ( Katusha ), o campeão francês Nacer Bouhanni ( FDJ-BigMat ), Giacomo Nizzolo ( RadioShack-Nissan ), John Degenkolb ( Argos -Shimano ), Matti Breschel ( Rabobank ) e Adrien Petit ( Cofidis ).

Os perfuradores também estarão entre os favoritos: Thomas De Gendt , Björn Leukemans e Marco Marcato ( Vacansoleil-DCM ), Karsten Kroon ( Saxo Bank-Tinkoff Bank ), Juan Antonio Flecha (Sky), Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quick Step), Jakob Fuglsang e Oliver Zaugg (RadioShack-Nissan), Jonathan Hivert ( Saur-Sojasun ), Lars Boom e Bauke Mollema (Rabobank), Samuel Dumoulin (Cofidis) e Florian Vachon ( Bretagne-Schuller ).

História da corrida

No km 2, Sylvain Chavanel ( Omega Pharma-Quick Step ) ataca, em vão. Após várias tentativas infrutíferas, o francês conseguiu se livrar do pelotão no km 15, junto com Michael Hepburn ( Orica-GreenEDGE ) e Yannick Talabardon ( Saur-Sojasun ). O trio rapidamente assumiu a liderança de 15 segundos, depois juntou-se ao km 28 por Jérôme Pineau (Omega Pharma-Quick Step), Karsten Kroon , Michael Mørkøv ( Saxo Bank-Tinkoff Bank ), Gatis Smukulis ( Katusha ), László Bodrogi ( Tipo 1-Sanofi ), Arnaud Gérard ( FDJ-BigMat ), Koen de Kort ( Argos-Shimano ) e Wilco Kelderman ( Rabobank ). Os 11 homens líderes irão então aumentar a diferença, que é de 4 minutos e 50 segundos após a primeira hora da corrida.

O AG2R La Mondiale , o Vacansoleil-DCM e o Garmin-Sharp darão início à perseguição, então é a vez do BMC Racing , auxiliado pelo Cofidis , assumir a liderança do pelotão. Em Amboise , no km 171, os separatistas têm apenas 2 minutos de vantagem, enquanto Pineau, Bodrogi, Kelderman e Hepburn foram dispensados.

Enquanto Juan Antonio Flecha ( Sky ) se juntou ao grupo da frente, Mørkøv perdeu companhia para seus companheiros de fuga, a 37  km do final. Este último foi retomado no km 201. Mørkøv conseguiu manter uma vantagem de cerca de trinta segundos sobre o pelotão, que foi abalado por inúmeros ataques, em particular da Flecha. A 23  km do final, Niki Terpstra (Omega Pharma-Quick Step) ataca, seguido por Marco Marcato (Vacansoleil-DCM), Roy Curvers (Argos-Shimano), Julien Bérard (AG2R La Mondiale), Laurens De Vreese ( Topsport Vlaanderen- Mercator ), Sébastien Turgot ( Europcar ) e Laurent Pichon ( Bretagne-Schuller ). Os 7 corredores se juntam a Mørkøv cerca de 5  km adiante. Mas a BMC Racing, graças em particular a Manuel Quinziato , auxiliado pela FDJ-BigMat, vai trazer de volta e depois estabilizar a lacuna em torno de 15 s. A 13  km da linha, Tony Hurel (Europcar) então outros pilotos cairão, cortando o pelotão em dois: Samuel Dumoulin (Cofidis), em particular, está preso.

Na costa de Beausoleil, Marcato atacou, Mørkøv então soltou. O italiano é seguido apenas por Terpstra e De Vreese. Quando a diferença aumentou para 20 segundos, Adam Blythe (BMC Racing) saiu do pelotão a cerca de 9  km do gol. O trio aumentará então sua liderança, que é aumentada para 30 segundos. Na costa de Epan, enquanto Blythe foi recapturada, um grupo deixará a companhia do pelotão. Encontramos Greg Van Avermaet (BMC Racing), John Degenkolb (Argos-Shimano), Zdeněk Štybar , Nikolas Maes (Omega Pharma-Quick Step), Björn Leukemans (Vacansoleil-DCM), Jens Keukeleire (Orica-GreenEDGE), Jonathan Hivert ( Saur-Sojasun) e Jakob Fuglsang ( RadioShack-Nissan ). A 5,7  km da chegada, Maes caiu em uma curva fechada. A 5  km do gol, o trio da frente tem 25 s de vantagem.

Um pouco mais longe, Degenkolb olha para os pilotos presentes no bloco e liberados no ataque de Marcato. Enquanto os perseguidores também retornam, Curvers leva um grande bastão para tentar trazer de volta seu líder. Degenkolb partirá em busca dos homens da frente a 3  km da chegada. Os 3 homens da frente mantiveram uma diferença de 20 segundos com o alemão , mas se entreolharam no último quilômetro. Degenkolb está tão perto de pegar até 300  m da linha, mas Marcato lançou o sprint e venceu na frente de De Vreese e Terpstra. Degenkolb, que não conseguia correr, falha aos 6 s. Pichon, Van Avermaet e Leukemans terminaram 12 segundos atrás e o resto do grupo de perseguição, estabelecido por Hivert, aos 19 segundos. O sprint do pelotão, composto por 54 unidades, é vencido por Blythe na frente de Nacer Bouhanni (FDJ-BigMat), 28 s após o vencedor. Marco Marcato conquistou por ocasião deste Paris-Tours " a mais bela vitória da [sua] carreira ".

Classificação final

Corredor País Equipe Tempo
1 Marco marcato Bandeira da Itália Itália Vacansoleil-DCM dentro 4 h 50 min 34 s
2 Laurens De Vreese Bandeira da bélgica Bélgica Topsport Vlaanderen-Mercator + 0 s
3 Niki Terpstra Bandeira da Holanda Países Baixos Omega Pharma-Quick Step 0 s
4 John Degenkolb Bandeira da alemanha Alemanha Argos Shimano 6 s
5 Laurent Pichon Bandeira da frança França Brittany-Schuller 12 s
6 Greg Van Avermaet Bandeira da bélgica Bélgica BMC Racing 12 s
7 Björn Leukemans Bandeira da bélgica Bélgica Vacansoleil-DCM 12 s
8 Jonathan Hivert Bandeira da frança França Saur-Sojasun 19 s
9 Jens keukeleire Bandeira da bélgica Bélgica Orica-GreeEDGE 19 s
10 Zdeněk Štybar Bandeira da República Tcheca Czechia Omega Pharma-Quick Step 19 s

Esperança corrida

Esta é a 70 ª  edição do Paris-Tours esperanças . Os corredores percorrem os últimos 183 km da corrida de elite, entre Bonneval e Tours . Nesta edição participam 33 equipas: 3 comités regionais, 16 equipas DN1, 3 equipas DN2 e 11 estruturas estrangeiras. A corrida é anunciada muito aberta, sem favoritos emergentes.

Um grupo de 12 pilotos escapou a cerca de 65  km da chegada. O grupo é reduzido a 5 após as costas de Beausoleil e Epan. Taruia Krainer ( Vendée U ) ataca a 3  km da linha e vence com 4 segundos de vantagem sobre Warren Barguil ( CC Étupes ), recente vencedor do Tour de l'Avenir . Maxime Renault ( Sojasun espoir-ACNC ) completou o pódio, 10 segundos atrás.

Ranking

Corredor País Equipe Tempo
1 Taruia Krainer Bandeira da frança França Vendee U dentro 3 h 49 min 24 s
2 Warren Barguil Bandeira da frança França CC Etupes + 4 s
3 Maxime Renault Bandeira da frança França Sojasun hope-ACNC 10s
4 Fabio Silvestre Bandeira de portugal Portugal Leopard-Trek Continental 10s
5 Quentin Bernier Bandeira da frança França CR4C Roanne 15s
6 Matthias Legley Bandeira da bélgica Bélgica Soenens-Construkglas 21 s
7 Yves Lampaert Bandeira da bélgica Bélgica EFC-Omega Pharma-Quick Step 26 s
8 Edward Theuns Bandeira da bélgica Bélgica VL Technics-Abutriek 26 s
9 Niels Reynvoet Bandeira da bélgica Bélgica Lotto-Belisol U23 26 s
10 Laurent Evrard Bandeira da bélgica Bélgica Pólo Valão Continental 26 s

Notas e referências

  1. Livesse record for Marcato  " , em eurosport.fr ,
  2. O blog do Ardoisier - Paris-Tours 2012
  3. A rota de corrida Paris-Tours 2012 no Google Maps / Google Earth e o calendário  " , em velowire.com (acessado em 5 de outubro de 2012 )
  4. a e b “  Paris-Tours 2012, rota, perfil e lista inicial  ” , em cyclismehebdo.com ,
  5. Regulamentos especiais  " , em letour.fr
  6. Regulamentos de ciclismo UCI - Título II: Corridas de rua - Artigo 2.1.005 Corridas internacionais e participação  " , em uci.ch (consultado em 6 de dezembro de 2012 )
  7. Alexandre Mignot, 25 equipes convidadas, incluindo 8 francesas  " , em cyclismactu.fr ,
  8. Van Avermaet para defender seu título  " , em cyclismactu.net ,
  9. Paris-Tours sobrevive  " , em velochrono.fr ,
  10. Marcato se vinga  " , em letour.fr ,
  11. Marco Marcato surpreende o pelotão  " , em cyclismactu.net ,
  12. Paris-Tours 2012  " , em dailymotion.com ,
  13. Marco Marcato (Vacansoleil-DCM) se vinga da Paris-Tours 2012  " , em velowire.com ,
  14. Tour do Marcato  " , em eurosport.fr ,
  15. Marcato, finalmente  " , em velochrono.fr ,
  16. Km de Paris-Tours: Emuladores de Coquard  " , em lanouvellerepublique.fr ,
  17. Paris-Tours Espoirs: Krainer, um taitiano no poder  " , em lanouvellerepublique.fr ,

links externos